Aqui há Gato!

No myownportugal vem uma lista das 20 livrarias mais emblemáticas do país. 
Como as livrarias são um dos locais que mais me fascinam e nos quais gosto mais de passar um bom par de horas, dei uma espreitadela nesta lista. 
Das vinte fabulosas livrarias listadas já fui a nove delas mas hoje, este post vai especificamente para uma que me fala mais directamente ao coração, a Aqui há Gato!

O Aqui há Gato é um espaço dedicado às crianças, onde acontecem um sem número de actividades e brincadeiras de encantar e no qual também existe uma pequena livraria infantil, que apesar de pequena, tem uma selecção extremamente cuidadosa e de qualidade da melhor e mais actual literatura infantil editada em Portugal.

A livraria Aqui há Gato nasceu em Santarém em 2007, pela mão de uma pequena mais ou menos da minha idade, a Sofia, que morava na rua onde eu sempre morei toda a minha infância e adolescência e desde logo que fiquei fã deste espaço. 

Com o nascimento da Madalena, tornámo-nos ainda mais fãs desta livraria e deste espaço mágico.
Ao fim de semana, sempre que tínhamos a sorte de rumar até Santarém, nunca queríamos perder as sessões de histórias contadas, sempre acompanhadas do respectivo teatro ou fantoches.

Às 10:00 da manhã de sábado começava a sessão e poucos minutos antes, a romaria barulhenta e acelerada de papás e crianças pelas ruas antigas da cidade até ao Aqui há Gato, não passava despercebida e invariavelmente o espaço ficava completamente repleto. 

Já lá dentro, durante 20 a 30 minutos mergulhávamos todos, crianças e graúdos, num mundo suspenso entre a fantasia e o sonho. No final, ficávamos de tal forma emocionados com a história e com a forma magistral como tinha sido contada, com todo o espectáculo, com a energia, com a dedicação de todos ali envolvidos, que não tínhamos outra forma de guardar e agradecer aquela tão boa recordação dentro de nós, se não comprando o livro da história que ouvíramos minutos antes.

Na biblioteca cá de casa fazem parte muitos livros do Aqui há Gato e todos eles guardam boas memórias do dia em que ouvimos aquela história pela primeira vez.

Agora por força das circunstâncias já não vamos tanto ao Aqui há Gato mas os nossos pequenos não deixam cair no esquecimento este espaço mágico, já gravado no seu coração e vai na volta perguntam:
"Podemos ir ao Aqui há Gato?"
"Sim, logo que aterrarmos em Portugal..."

Estas férias, no meio de tanto corropio ainda conseguimos passar no Aqui há Gato e matar saudades.


Sem comentários: