28 semanas... and counting

A Maria tem agora, mais ou menos, o tamanho de uma beringela bem grande. Pesa cerca de 1 quilo e mede cerca de 38 cm. Parece-me já imenso e quando olho para a minha barriga tenho alguma dificuldade em imaginá-la ainda com espaço para os movimentos que vai fazendo... mas consigo perceber, por tudo o que faz, que está contente com a sua vida. Nesta altura já abre e fecha os olhos, conseguindo entender a quantidade de luz que vem do exterior e o seu ouvido já está mais apurado. Por isso, todas as noites, antes de adormecer coloco-lhe o seu primeiro brinquedo musical a tocar... Fiz o mesmo com a Madalena e o António e sei que quando nasceram e ouviam a música que eu lhes punha enquanto estavam na barriga, a reconheciam e sossegavam para a escutar. Não é um sossegar por aí e além, claro, mas transmite-lhe de alguma forma, que tudo vai ficar bem.


Com a mamã tudo vai muito bem, sem qualquer maleita ou achaque chato que mereça registo... Tenho a sorte de, enquanto estou grávida, a minha vida não se alterar praticamente nada, faço tudo da mesmíssima maneira que quando não o estou e apenas na recta final me torno num gigante pinguim e me sinto mais limitada nos movimentos. Para uma mulher, ser privada da sua liberdade de movimentos e não poder fazer a sua vida normal durante a gravidez, deve ser verdadeiramente duro.

Entretanto, com os meus pequenos e em particular com o António, porque ainda não tem maturidade suficiente para perceber o que o espera, vou-lhe mostrando vídeos, como este, do que se está a passar dentro da minha barriga e orientando-os desde já para todos os acontecimentos que se vão aproximando, tanto para o nascimento propriamente dito (onde vou estar, quantos dias não vou estar em casa, etc) como para o depois do nascimento. Assim, quando chegar o momento já sabem de antemão tudo o que irá acontecer e ficarão com certeza muito mais tranquilos. Os pequenos precisam de saber a sua "timetable" para se sentirem seguros e com confiança, mesmo que ainda falte algum tempo para determinados acontecimentos se realizarem, porque assim, vão maturando a ideia com calma e sem pressas.

Sem comentários: