A escola da Madalena promove várias vezes encontros entre pais, filhos e professores. Estes encontros servem para os pais se conhecerem entre si melhor, para conhecerem os amiguinhos dos seus filhos, para partilharem experiências, para conhecerem melhor a escola... Nestes encontros os pais devem sempre levar qualquer prato ou doce típico do seu país (por aqui é normal fazer um pedido destes, já que cada turma tem, pelo menos, sempre mais de seis nacionalidades). O primeiro encontro deste tipo que fomos foi a um final da tarde, no refeitório principal da escola e para primeira experiência foi muito interessante. Os pais falaram entre si, falaram com os professores, os miúdos brincaram e conhecemos e provámos mil e uma comidas de países diferentes. Nesse encontro, resolvi presentear os convivas com o espectacular arroz doce da bivó Alda. Foi a primeira vez que o fiz e modéstia à parte, estava verdadeiramente delicioso (os melhores júris foram os pais e irmãos do Diogo, que é o coleguinha da Madalena que é português. Fartaram-se de repetir e e babar pelo arroz doce!)
Hoje houve outra vez uma actividade desse tipo, dia de Escola Aberta. Na hora de deixar os pequenos na escola, os pais que quisessem, podiam ficar cerca de uma hora e meia dentro da sala, para conhecerem melhor os cantinhos do local onde o seu filho está a maior parte do dia, para brincarem, para verem as actividades que ele tem feito ao longo dos meses... Para participar era preciso trazer mais uma vez um prato ou doce típico do país de origem. Desta vez resolvi lançar-me na aventura de fazer "moi même" os nossos tradicionais pastéis de nata! Não posso dizer que é uma limpeza, dá algum trabalho... Fazer a massa folhada tem os seus mistérios... Mas no fim, não é que saíram um espectáculo e uma verdadeira delícia também!
A manhã na escola foi muito gira! A Madalena andava toda contente a fazer-me um tour pela sua sala, a mostrar cada cantinho, íamos falando com os seus amiguinhos, com alguns papás, com a professora, com o resto do pessoal auxiliar... Muito boa esta iniciativa da Escola Aberta. Deixa-nos a todos mais felizes, descansados e confiantes, por o nosso filho estar numa escola tão transparente.
1 comentário:
As receitas, precisamos das receitas! :)
Enviar um comentário