Ir a Portugal faz bem aos meus pequenos. Consolidam melhor a sua nova vida, aprendem a perceber um pouco melhor o que é estar longe, passam tempo e partilham as suas emoções com outros familiares.... chegaram cá e parece que fizeram uma reorganização das gavetas do seu cérebro, amadureceram mais um pouco, cresceram. As crianças no seu desenvolvimento têm vários clicks que os fazem desemperrar da noite para o dia, em qualquer capítulo do seu desenvolvimento e eles agora fizeram outro click. Noto este click em diferentes aspectos, mas o capítulo escola é o mais evidente.
O António pura e simplesmente deixou de chorar, nem uma lágrima, nem uma reivindicação, nem sequer quando o deixo... Parece que se tornou para ele "claro como água" que não há problema nenhum em ir à escola e até é bom, mesmo que ainda não diga nada de francês, tirando "Bravo!", "Ça Va?" e "Au revoir!"
Quanto à Madalena, apesar de ainda reivindicar um pouco quando a deixo, principalmente porque odeia a comida da escola, fala cada vez mais e mais em francês aqui por casa. A professora diz que ela também já começa a falar na escola e a interagir e brincar mais com os seus coleguinhas.
Primeiro começaram num tímido passe, depois passaram para um trote curioso mas pouco confiante e agora vão num galope desenfreado!
Sem comentários:
Enviar um comentário