Uneven Growth - Tactical Urbanisms for Expanding Megacities é uma exposição que está agora no museu Moma, em Nova Iorque, sendo o curador desta exposição, o Arquitecto Pedro Gadanho.
Esta exposição, partiu da premissa inicial que, em 2030 as estimativas apontam paraque a população mundial seja de cerca de 8 mil milhões, vivendo dois terços dessa população em cidades e em situação de pobreza ou com recursos limitados.
Tendo como base esta premissa, o Arquitecto Pedro Gadanho, com base em seis casos de estudo reais, criou seis equipas multidisciplinares de arquitectos, urbanistas, historiadores, etc, tendo estas equipas trabalhado durante 14 meses com o objectivo de idealizar soluções que respondessem ao crescimento desequilibrado que aquelas cidades apresentam hoje em dia.
O objectivo deste estudo não foi oferecer soluções finais mas sim lançar a discussão sobre este problema social e concluir que este não é um tema concretamente e unicamente endereçado ao arquitecto, como adianta Pedro Gadanho ao Público: "É importante começar a trabalhar para a cidade enquanto um todo e para outras camadas sociais que não os 5% de clientes que têm uma maior capacidade de a desenvolver"
Reparei e li esta notícia no público de hoje porque é um assunto me suscita algum interesse. Gosto de conhecer e entender o tipo de de malhas urbanas existentes em cada cidade, perceber as razões que levaram a que um braço da cidade se estendesse por aqui ou por ali, ou que tivesse estas ou aquelas características.
Para saberem mais sobre esta exposição, podem ler esta notícia que saiu hoje no Público ou ir ao site do museu Moma
Sem comentários:
Enviar um comentário