10 meses


A nossa benjamim hoje faz 10 meses!
Neste último mês começou a revelar um pouco mais do seu temperamento...
Continua super risonha, sempre a querer fazer-se engraçada, ri-se muito sozinha e quer muito fazer os outros rir.
Apesar de toda esta faceta super simpática, tem uma faceta também muito ladina!
Começou a aperceber-se que há coisas que não deve fazer (anda a aprender o "não") e claro adora experimentar repetidamente as coisas em que lhe dizemos "não" com uma cara feia!
Era um doce quando lhe pedíamos "para tocar a nossa campainha", mas agora, acha mais divertido quando lhe pedimos o mesmo, dar umas valentes tapas! Depois fica à espera da nossa reacção com uns olhos de malandra!!!
Bate palmas, diz adeus, faz o foguetão, toca a campainha, bate na boca para fazer de índia, mas muitas vezes ainda só bate na boca sem lhe sair nenhum som.


Palra imenso mas as únicas coisas que diz já com significado é "dá-dá" quando quer uma coisa e dá-nos também de volta se lhe pedimos. Quando se sente sem a atenção desejada grita a plenos pulmões "da cá!!" (anda cá!!) e em modo sibilante diz "chucha".
Gosta de pôr-se de joelhos e estar em pé agarrada a alguma coisa mas ainda não consegue dar passos, mesmo agarrada a nós. Digo isto porque a Madalena começou a dar os primeiros passos sozinha aos 10 meses e o António aos 11 meses e ambos não gatinharam. 
Parece-nos que a Maria vai andar mais tarde que os seus manos mas provavelmente irá gatinhar.
Adora estar sentada e agora começa a balançar-se para a frente, apoia as duas mãos no chão, fica com uma perna em posição de gatinhar, mas a outra continua presa...
Começou a recusar algumas comidas pois percebeu que já pode mandar e decidir alguma coisinha.
Quando está junto a estranhos faz ares envergonhados e esconde a cara no nosso colo, mas pouco depois é já só rir.
Tem sete dentes e vêm a caminho o oitavo e o nono.
Ganhou uma trotineta com o Santo Nicolau e adora andar nela!

Entre ela e seus dois manos, é uma paixão assolapada que não pára de crescer. É verdadeiramente encantador ver os três a brincarem, a Madalena e o António a cuidarem dela, ou a fazerem, como eu digo, de "guardiões", assumindo estas tarefas muito responsavelmente.
O António trata mais a Maria de igual para igual e já lhe faz algumas traquinices enquanto brincam, mas dá-lhe também muitos mimos, abraça-a muito e de manhã, como são os primeiros a acordar passa muito tempo deitado ao seu lado a brincar, a dar-lhe beijos e a esconder-lhe a chucha... 
Para a Madalena continua a ser a sua pequenina, zela muito por ela, quer ensinar-lhe muitas coisas e se deixássemos andava sempre com ela ao colo. Gosta imenso de ser ela a dar-lhe a comida e fá-lo incrivelmente bem.
Um ser humano não pode ser a mesma pessoa sendo criado com irmãos em seu redor.
Os irmãos também o educam, para o bem e para o mal e penso que isso deixa obrigatoriamente as suas marcas na personalidade deste outro ser.


Sem comentários: