O Alentejo em Bruxelas



Ontem à noite, fomos beber café a casa da família Ferreira. Os Ferreira são alentejanos e gente do melhor e isso sentiu-se logo nas primeiras breves palavras trocadas, quando nos cruzámos com eles num dos primeiros dias de escola da Madalena, já que o seu filho mais novo, o Diogo, é da mesma sala que a nossa pequena.
A semana passada já tínhamos estados juntos, mamãs e pequenos, ao entardecer num parque. Do lado deles, três, do nosso, dois e depois todos os outros que se juntaram, todos portugueses, por convocatória da Carla, a mamã da família. No final da tarde e como o nosso Papá estava ausente durante uns dias, eles tão simpáticos e generosos convidaram-nos e insistiram para jantarmos todos juntos na sua casa. Para a Madalena e o António foi o delírio e para mim também foi muito bom, obviamente. Muita brincadeira, muita conversa e boa disposição. 
Ontem, a família Ferreira voltou-nos a convidar para um café depois do jantar e nós claro que aceitámos. Mais uma vez foi muita conversa, alegria, risadas, brincadeiras, que só acabou mesmo pela uma da manhã, quando todos os pequenos já tinham caído de podres de tanto cansaço. O papá Carlos ainda teve direito a uma partida de xadrez a 3 (coisa nunca antes por nós vista) com o Ricardo, o papá da família e o tio Frederico.
A casa destes alentejanos vibra de energia, risadas, boa disposição, descontracção e eles como bons alentejanos que são, sabem receber bem, ajudar e dar de mãos abertas a quem passa por lá. Este pedaço de Alentejo, arreda qualquer nuvem cinzenta deste céu de Bruxelas.

Sem comentários: