"Dia de Lixo"


Quando cá cheguei, o Carlos avisou-me logo: "Olha que aqui os lixos são só regras..."
Para começar só fazem recolha de lixo uma vez por semana, à segunda de manhã. Todo o lixo é colocado na porta de cada prédio, no domingo à noite, em sacos especiais que cada pessoa deve comprar (2 € cada saco de lixo doméstico!). Para que isso aconteça, obviamente que tem que existir uma reciclagem feroz, se não, apenas um saco, não aguentaria com todo o lixo que uma família produz numa semana.
Decidi converter-me numa recicladora nata. Lixo doméstico, plásticos, papel e vidro. Mas, isso aqui não chega...
Na semana passada, na segunda-feira de manhã, os nosso sacos de reciclagem continuavam no meio da rua (!), apenas o de lixo doméstico tinha sido recolhido. Em conversa com os nossos vizinhos, percebemos que no início do ano é distribuído em toda a comunidade, um calendário de lixos que tem que ser rigorosamente respeitado. Isto acontece em Zaventem, mas noutras regiões, os sacos de lixo são identificados individualmente e são pagos ao peso, ou por n.º de sacos.
É claro que esta política de lixos obriga as pessoas a serem muito mais regradas com a quantidade de lixo que produzem e para além disso, faz com que haja uma poupança enorme de recursos humanos na recolha de lixo, o homem que recolhe à segunda pode ser o mesmo que trata do jardim municipal à terça. 
Em conversa no trabalho acerca das diferenças em cada país sobre este assunto, o Carlos ainda ouviu: " E já viram que os americanos fazem todo o lixo que querem?"