A vida resolve-se sozinha

A cafezar na Padaria Portuguesa de Campo de Ourique em Agosto 2015
Hoje deixei a Maria para mais um dia de escola.
Ela a chorar muito eu a tentar armar-me em forte.
Ela tem a maturidade q.b. para perceber muito bem o que está a acontecer e perguntar-me com ar interrogativo "Onde vai a mamã?"

Sou uma pessoa de emoções fortes. Sinto o que eu própria tenho de sentir, sinto pelos que conheço, pelos outros que não conheço, sinto até quando não há nada para sentir. 
Este processo de deixar a minha pequena na escola não é fácil para ela, mas também não é para mim.
Muitas interrogações, dúvidas, o certo, o errado, boa mãe, má mãe, enfim...
Porque uma coisa é quando a mãe trabalha e é mesmo obrigada a deixar os seus pequenos na escola, outra é a situação em que estou.

Desde Setembro de 2012 que abdiquei da minha actividade profissional, para a família sair toda junta de Portugal e eu poder estar mais disponível para os meus filhos em todas as mudanças e alterações que as nossas vidas iriam levar.
O estar ao pé deles nestes últimos anos tem surtido frutos imensos, invisíveis, mas imensos.
Ter tempo para observá-los no seu dia-a-dia, acompanhá-los em tudo o que é novo e dizer-lhe: "não tenhas medo, sê forte, eu estou mesmo aqui do lado de fora à tua espera, vai tudo correr bem", recebê-los, conversar sobre as suas tristezas, angústias e alegrias no momento certo, tem dado frutos e esses frutos são eles serem três crianças super felizes e confiantes neles próprios, mesmo em países diferentes do seu, com línguas, hábitos e costumes até ali desconhecidos para eles. Crianças fortes e sem medo das mudanças.
Eu tenho a certeza que um dia eu vou olhar para trás e estes vão ser os anos mais doces da minha vida. Estar ao lado deles para tudo é qualquer coisa de imenso e espectacular para mim e eu não quereria que fosse de outra forma.

Mas... há sempre um mas...

Na minha cabeça há sempre um pequeno diabinho a moer. "E o teu trabalho? Então nunca mais vais trabalhar, já passaram três anos, olha que a vida às vezes prega-nos partidas..." and so on and so on... 
Este diabinho não mata, mas mói e desgasta...
Eu sei que ainda me faltam muitos anos pela frente até à reforma e que por isso de uma forma ou de outra eu hei-de voltar a trabalhar mas e apesar de eu em parte concordar com a frase "a vida resolve-se sozinha", o facto é que muitas vezes ela resolve-se sozinha mas só se tiver um empurraozinho.

É também por isto e obviamente por outras questões, como as de socialização com outras crianças e aprender outra língua, que decidimos, eu e o meu amor maior, que a Maria deveria iniciar a sua escolinha ("três manhãs por semana não vão furar-lhe a tripa" digo a mim mesma para me descansar)

Todos os anos no início de cada ano, tenho a mania de escrever objectivos pessoais para não perder o rumo na vida... este ano ainda não o fiz. Parece que tenho tantos objectivos que gostaria de cumprir, mas sinto-me numa fase francamente duvidosa de tudo o que realmente sou capaz e por isso resolvi memorizá-los para mim, assim baixinho. Uma tonteria claro está, mas enfim a nossa mente às vezes tece subterfúgios assim mesmo, tontos.
Quero muito começar com tudo para provar a mim mesma outra vez, que sim! Eu sou capaz!

Quando vamos em cima da bicicleta a pedalar parece que não há nada que nos faça parar mas se por alguma razão perdemos o equilíbrio depois custa a voltar a arrancar.

Depois, e no final de tudo isto, olhar à volta e saber que e-s-t-á  t-u-d-o  b-e-m...
Eu sei muito bem a sorte que tenho na vida, por este amor maior, por estes três filhos lindos.
É só mesmo o meu coração de mãe apertado e umas lagrimazitas a enevoarem os meus olhos e o meu pensamento.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Rita!!
Força!!É só uma fase!!!
Beijinhos

aloureiro disse...

Minha querida amiga Rita

Não posso deixar de te dizer que muito me emociono sempre que leio os teus posts.
E sabes tu, que eu própria me interrogo se conseguiria ser tão corajosa, forte e maravilhosa mãe e mulher como tu tens sido até entao? Nestes últimos 3 anos tens sido um Pilar de Hercules,tens provado e continuas a provar de que és capaz de superar novas provas.
Tenho a certeza que quando chegar a hora de começar outra fase da tua vida, estarás pronta a arregaçar as mangas.

És uma lutadora!

Bjs

Ana