O meu amor maior adora fazer puzzles, recebeu este grande legado (entre muito outros) da sua avó Alda em criança e tem prolongado-o pela vida fora.
Digo legado, porque enquanto se constrói um puzzle, as capacidades desenvolvidas são imensas, capacidades não só intelectuais como também emocionais:
– Os puzzles desenvolvem e aumentam as capacidades de criatividade, coordenação, perícia e principalmente de raciocínio lógico.
- A resolução do "quebra-cabeças" obriga o cérebro a trabalhar com os dois hemisférios, favorecendo por si só a resolução de problemas.
– As capacidades sociais e linguísticas também podem ser beneficiadas por intermédio dos puzzles já que podem ser resolvidos em grupo, aprendendo desta forma as crianças a interagirem e a trabalharem em cooperação.
– Os puzzles estimulam as capacidades de observação e comparação, para além de treinarem a memória visual.
– Os puzzles incitam também à elaboração de estratégias com o objectivo de resolver o problema de forma rápida e fácil.
– Os puzzles aumentam e estimulam a concentração, tolerância e as competências para resolver problemas de “cabeça fria”
– A conclusão de um puzzle, produz um sentimento de satisfação e concretização contribuindo para o aumento da auto-estima e orgulho em si próprio por se ser capaz de superar um desafio.
– Alguns estudos comprovaram que, em idosos, a resolução de puzzles é uma ferramenta muito útil para atrasar os efeitos da demência e perda de memória.
Mesmo sabendo destes benefícios todos o facto é que eu não sou mesmo fã deste tipo de jogo e obviamente fico mesmo muito contente que o Carlos o seja e que tenha começado a passar este gosto aos nossos filhos desde a mais tenra idade.
Actualmente a Madalena e o António são uns peritos nesta arte, tendo até este tipo de jogo já servido como meio de linguagem universal ao António permitindo-lhe exibir todas as suas capacidades intelectuais no teste de QI que lhe fizeram em francês, quando ele ainda mal se expressava nesta língua, e a Maria também já começa também a dar os primeiros passos com estes quebra-cabeças.
Nesta metade do período escolar que resta até Dezembro e a propósito deste mesmo tema, um dos trabalhos que a Madalena tem que apresentar é documentação da execução de um puzzle feito por ela própria.
Comprámos um puzzle novo, a Madalena deitou mãos à obra.
A realização e edição do documentário é do guru dos puzzles cá de casa.
ESPECTACULAR!
Amanhã é dia da Madalena voltar a apresentar trabalho de casa e começo a achar e a sentir que tanto eu como o papá somos ainda os que nos divertimos mais com esta história da apresentação dos trabalhos de casa à quarta-feira...
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