New Orleans é uma cidade vibrante, cheia de energia, muito, muito diferente da quase cidade fantasma que é Houston.
New Orleans pode na verdade chamar-se de cidade, de acordo com o conceito que sempre nos foi ensinado do que é uma cidade.
New Orleans tem gente a circular pelas ruas (muita gente!), tem comércio porta a porta, tem um centro histórico fabuloso, divertido e intenso, tem transportes públicos de todo o tipo, tem habitação sui generis, tem museus, parques, tem o rio... todos estes ingredientes juntam-se numa amálgama um pouco caótica e desorganizada mas espectacularmente temperada com uma intensidade cultural sem igual. Muitos artistas pelas ruas, músicos principalmente, mas também bailarinos, pintores, palhaços e mágicos fazem-nos parecer que a cidade tem vida própria.
Os edifícios na generalidade encontram-se bastante deteriorados, mas todas as cores que os pintam, as plantas que os enfeitam e as varandas cheias de gente e até esplanadas que neles existem, fazem estes edifícios transpirar uma saúde plena.
A limpeza das ruas não é um denominador comum nesta cidade, principalmente no centro, mas não sei bem porquê parece que até este ponto, que à partida poderia ser pejorativo, ajuda a montar todo este quadro fabulosamente colorido que a cidade é.
Adorámos estes quatro dias em New Orleans e apesar de termos apanhado muita chuva, foram quatro dias mágicos porque voámos até um universo que até aqui só o tínhamos observado em filmes. Durante quatro dias fomos como figurantes de mini-séries de televisão, em alguns casos foi como se fossemos parte integrante de uma grande tela pintada a óleo, em certos locais sentimo-nos personagens de grandes filmes ou até mesmo companheiros de desenhos animados da nossa infância.
Fica o registo fotográfico destas mini-super-férias...
Dia 1
Passeámos pelo bairro francês, andámos no barco a vapor pelo rio Mississipi, voltámos ao bairro francês, vimos, um, dois, três, quatro, infinitos desfiles de Halloween, vimos o anoitecer cair no centro da cidade e a cidade a ficar cada vez com mais energia e acordada, vimos lojas de voodo, vimos personagens completamente estranhas, assistimos pela noite dentro a uma super mega parada de Halloween que fez completamente as maravilhas dos pequenos.











Sem comentários:
Enviar um comentário