Setembro


Sempre adorei Setembro.
Setembro sempre foi para mim como o iniciar de um novo ano.
Setembro é o poder recomeçar tudo outra vez, acreditar que tudo pode ser diferente se eu quiser.
Setembro era o início dos estudos, das rotinas escolares, ao voltar a estar com os amigos, tudo coisas que eu sempre adorei.
Setembro é o despedir de mansinho da mais quente e alegre estação do ano e o receber de uma outra estação tão cheia de cores, sabores e cheiros que eu tanto gosto.

Gosto de celebrar os recomeços, mesmo que por vezes estes recomeços não sejam tão delineados como eu pretendia. Cada vez mais na minha (nossas) vida saber bolinar ao sabor do vento é uma constante, impedindo-me de exercer a arte de bem navegar, que então tanto me sossegava e não depender tanto de uma variável tão inconstante como o vento mas, julgo que hoje em dia todos bolinam um pouco ao sabor do vento e isso também nos pode trazer surpresas muito boas.

Assim, para comemorar Setembro, todos os recomeços e já com um pé na nova estação que se avizinha, decidi fazer uns biscotti com a receita da guru americana de handycraft, a Marta Stewart e ainda uma compota de frutos vermelhos para acompanhar.

Os biscotti, são originários de itália e são verdadeiramente deliciosos, perfeitos para acompanhar uma tarde outonal com uma bela chávena de chá ou de café.

Biscotti (receita clássica)

2 chávenas e 1/2 de farinha (utilisei farinha integral e por isso os meus biscottis ficaram mais escurinhos)
1 chávena e 1/4 de açúcar escuro
2 colheres de chá de fermento
1 colher de chá de sal grosso
2 chávenas de amêndoas cortadas grosseiramente e torradas no forno
3 ovos 
1 ovo para pincelar


Pré-aquecer o forno a 180 ºC.
Juntar todos os ingredientes secos.
Adicionar os ovos e mexer bem até a mistura estar uniforme.
Dividir a mistura em dois rolos com cerca de dois dedos de altura.
Pincelar os rolos com ovo batido.


Levar ao forno, num tabuleiro forrado com papel anti-aderente, durante 35 minutos até os rolos ficarem firmes e adquirirem uma cor dourada.
Deixá-los arrefecer durante 40 minutos e enquanto isso baixar a temperatura do forno para 150ºC.
Cortar os rolos em fatias com espessura de no máximo um dedo e colocá-las de novo no tabuleiro.
Levar ao forno por mais 30 minutos.


Os biscotti podem ter outras versões trocando as amêndoas por outro tipo de frutos secos, ou frutas desidratadas.


Compota de frutos vermelhos

Esta foi a primeira vez que fiz compota em casa sozinha (na minha casa materna, fiz várias vezes diferentes tipos de compota com a minha avó) e tomei esta decisão porque cada vez mais acho que as compotas de supermercado têm tanto açúcar que nem se sente o sabor da fruta.
Já sabia mais ou menos que as receitas tradicionais apontam sempre para combinar o mesmo peso de açúcar com o mesmo peso de fruta mas resolvi reduzir bastante o peso do açúcar e testar no que resultava.

Assim utilizei 75 gramas de açúcar escuro para 300 gramas de frutos vermelhos. Triturei a mistura muito bem e levei ao lume em lume médio durante 30 minutos, mexendo a mistura frequentemente e no final sem nunca parar. No final dos 30 minutos como a mistura ainda estava um pouco líquida deixei ferver mais uns minutos. Foi assim simplesmente, sem saber pontos de açúcar e sem aprefeiçoar e aprender a técnica de conservar a compota em frascos por longos períodos de tempo. e ficou deliciosa. Assim que a terminei coloquei-a num frasquinho  e guardei no frigorífico.


1 comentário:

Catarina disse...

Olá Rita!

Deve ser estranho estar agora a uma latitude em que o passar das estações é mais ténue... será que dá, à mesma, vontade de fazer a tal marmelada da avó e beber o chazinho quente com scones?

Ficarei à espera dos novos episódios por terras texanas!

beijinhos

Catarina