A Civilização Europeia

Eu estou aqui por estas bandas há pouco tempo e ainda posso vir a mudar de opinião, mas para já não há quem me tire a ideia de como a Europa é muito mais evoluída em vários aspectos, sendo o fosso vertiginosamente díspar em termos sociais.
Esta sociedade tem um não sei quê terceiro mundista...

Em certos aspectos mundanos da vida texana, ou os justificamos com talvez excesso de mão-de-obra, ou então, o espírito da escravatura continua bem vivo por aqui.
Num país supostamente evoluído, uma das maiores economias mundiais, não deveriam existir mexicanos ou negros o dia inteiro, sob um sol ardente, nos separadores centrais ou nas bermas das estradas com letreiros a anunciarem simplesmente o preço de uma lavagem de carros ou qualquer outra coisa igualmente sem interesse algum.

Produzirem manuais escolares omitindo partes da história da América, como a escravatura, ou explicarem nas escolas, nesses mesmos manuais, a teoria da evolução do mundo e da espécie humana baseando-se não em factos científicos, mas sim em teorias religiosas.

Quando vou ao supermercado, fico completamente sem jeito nenhum, porque está sempre alguém a arrumar todas as minhas compras em sacos, querendo depois essa mesma pessoa transportar tudo para o meu carro, numa atitude de servilismo que me deixa mesmo incomodada e não vale a pena dizer:"Muito obrigada, eu consigo" porque ainda pensam que sou mal agradecida...

Ir a uma farmácia pode transformar-se num autêntico assalto à mão armada. Felizmente que na nossa família não necessitamos de nenhum medicamento regular mas alguns colegas do Carlos têm partilhado as suas histórias connosco e temos ficado de boca aberta: simples bisnagas de voltaren na ordem dos 70$, uma embalagem de comprimidos para o colesterol na ordem dos 200$...

Desde que chegámos que a Maria tem para levar a última toma de vacinas que deveria ter levado aos 15 meses de idade. Inicialmente ainda não tínhamos o seguro de saúde activo e simplesmente explicaram-nos que deste modo não poderíamos obter uma consulta junto de um pediatra porque simplesmente não aceitam clientes que não tenham seguro de saúde pois não correm o risco da pessoa não ter dinheiro suficiente que pague o valor da consulta, que ronda mais ou menos os 500$ (sim, estão a ler bem 500$). Agora, já tentei marcar consulta junto de vários pediatras mas ainda sem sucesso (será por ser Verão?)....

Hoje fomos ao dentista com a Madalena.
A Madalena esforça-se imenso por ter os seus dentes impecáveis mas o facto é que neste capítulo ela não tem a dentadura espectacular e cheia de bons genes da mãe (digo isto porque é mesmo o que qualquer dentista me diz quando vê os meus dentes, porque isto de ter os dentes impecáveis não tem só a ver com a higiene dos dentes mas também com a natureza desses mesmos dentes).
Com a Madalena, a cada 6 meses que vamos ao dentista há sempre um qualquer problema.
Há seis meses atrás a Madalena tratou uma pequena cárie num molar.
Actualmente a Madalena tem-se queixado desse mesmo molar e assim sendo hoje fomos ao dentista.

Veredicto do dentista: a cárie do mesmo dente alastrou e precisava de ser novamente tratada tendo sido aconselhada uma coroa metálica (oh valha-me Deus, uma coroa metálica?? na minha menininha?). Para além disso aconselhou ainda um tratamento preventivo de resina selante nos outros molares. Ok.

Este foi o orçamento proposto para o tratamento em questão: 2 122$ sem comparticipação do seguro.
Eu sei que os dentistas são caros em todo o mundo e blá, blá, blá mas 
2 122$???
"Muito obrigada, nós vamos pensar no assunto"- que é como quem diz, vou ali num instante dar um pulinho no Verão à Europa e ver se trato disto e de preferência sem coroa metálica.




Sem comentários:

Enviar um comentário