Televisão americana, marketing, miúdos e idas ao supermercado



Eu não sou fã de televisão.
Já em Portugal via muito pouca televisão e apenas programas muito específicos e desde que saímos de Portugal então, deixei mesmo de ver televisão.
Porém e principalmente por causa dos nossos pequenos, continuamos a ter televisão em casa, porque obviamente eles gostam de ver desenhos animados e porque sabemos que esta até é uma ferramenta pedagógica de excelência na aprendizagem de uma nova língua.
Em Bruxelas, a televisão que os pequenos viam não era nada de por aí e além, mas por aqui, com o canal Disney e mais uma série de outros tantos canais infantis, temos que ter mais cuidado com o tempo que passam em frente à televisão, porque se por um lado estão a aprender, por outro lado também estão a perder a hipótese de experienciar coisas reais no mundo que os rodeia e não "conhecimentos virtuais", como aqueles que a televisão lhes proporciona.
Bem, mas este post, não é concretamente sobre o tempo que uma criança deve ou não passar a ver televisão...
Este post é sobre a QUANTIDADE OBSCENA DE ANÚNCIOS DE PUBLICIDADE COM QUE SOMOS BOMBARDEADOS NA TELEVISÃO AMERICANA!!!!
Enquanto que em Portugal e na Bélgica os canais de televisão infantis praticamente não têm publicidade, ou não têm mesmo de todo, por aqui é completamente o oposto...
Eu já sabia que existia mais publicidade na televisão americana mas não estava preparada para esta publicidade entrar de forma tão intrusiva na cabeça dos pequenos, mesmo sem eles ainda compreenderem a língua em toda a sua amplitude e não terem um consumo excessivo de televisão.


No outro dia a Madalena estava ao pé de mim a ver-me a pôr a roupa a lavar e disse-me:
"- Olha mamã, tem cuidado com este detergente que até as flores tira do teu vestido!"
 - Ai é?
 - Sim, na televisão vi que até as flores ele consegue limpar..."

E os comentários têm continuado, tanto da Madalena como do António. Então se vamos ao supermercado, parece que se tornam numas grafonolas de publicidade andantes!!
Fazem comentários disto e daquilo, olha aquela pasta de dentes tem um programa para o tablet, aquele perfume para a casa é o melhor sabes mamã, espalha fadas por todo o lado... e por aí fora!

Pelo que já li, parece que os anúncios em canais infantis até são mais comedidos que nos outros canais em geral, em que a quantidade de publicidade é alucinante. 
Segundo alguns estudos, um americano médio é exposto a 1000 anúncios por semana!
A título de exemplo, para visionar um filme com 100 minutos o telespectador é obrigado a ver 50 minutos de anúncios, distribuídos em 20 interrupções diferentes, durando cada uma destas interrupções em média 7 minutos!!!
Quem é que tem pachorra para ver televisão assim? 
Sim, porque por aqui as operadoras de TV ainda não são tão eficazes como as operadoras portuguesas, que actualmente proporcionam um visionamento que se poderá justamente designar de quase "à la carte".


Sem comentários:

Enviar um comentário