Texas - The Lone Star State


Ainda só passaram dois dias desde que chegámos a este imenso mundo novo e com tão pouco tempo é impossível emitir uma opinião fidedigna do que é na realidade a cidade de Houston. Porém, todas as diferenças que vamos sentindo e notando relativamente ao nosso velho continente, a Europa, vão-se sucedendo e acumulando numa longa lista impossível de ignorar já que todos esses factos farão parte da nossa vida diária nos próximo dois anos.
Assim, neste momento, a única coisa que temos sobre Houston são factos, mais tarde virão concertezas opiniões mais consistentes sobre tudo o que nos rodeia.


  1. Está um calor do catano!!! Custuma-se dizer que não há fome que não dê em fartura e conosco assim foi. Depois de dois anos e meio a viver com temperaturas sempre bem mais frescas do que tínhamos sido habituados durante toda as nossas vidas, neste momento, por assim dizer estamos nos trópicos. Para já estamos delirantes de já andar pelas ruas em trajes de Verão. Porém, a maior parte das pessoas, quando dizemos que nos acabámos de mudar perguntam com um olhar sarcástico se estamos prontos para fritar? Para já, está muito bem assim, mas o facto é que ainda vamos em Abril e os termómetros têm marcado sempre para cima de 30ºC.
  2. Todas as pessoas são simpáticas de uma forma, como é que eu hei-de explicar, a tal ponto exagerado que parece que ou estamos metidos num filme e estão a gozar conosco ou estão a tramar-nos alguma ou então é uma regra qualquer do código civil das redondezas falar e ser simpático para qualquer transeunte. Estou no supermercado e todos os empregados que passam por mim desejam-me Bom-Dia, perguntam se preciso de ajuda e voltam a de sejar Bom-Dia... Vou na rua a pé e todos os que passam por mim me acenam a cabeça e dizem bom-dia... Em qualquer loja são simpáticos por demais, com perguntas gentis sobre os pequenos e tal... Para já, ainda desconfio de tudo isto e sempre que dou meia volta penso:"mas o que é que eles me gamaram?"
  3. Ora bem, neste momento tenho uma cábula sempre comigo para todas as conversões diárias de unidades. Mas porque raio é que tinham que ser diferentes as unidades?? Nunca ouviram falar em SIU- sistema internancional de unidades? Pelos vistos não... Na minha cábula entram coisas do género: 1 pé, são doze polegadas e corresponde a 30, 48 cm. Uma milha é aproximadamente 1,6 Km. Para saber a temperatura em graus celcius para ligar o ar condicionado tenho que pegar no valor em graus fahrenheit tirar-lhe 32 e dividir por 1.8. Uma libra são aproximadamente 450 gramas e por aí fora.
  4. As folhas com os tamanhos standart que sempre conhecemos toda a vida, tipo A4, A3, etc por aqui são perfeitamente desconhecidas. Aquelas designações que sempre ignorei quando imprimia documentos tipo "letter" é o prato da casa por aqui.
  5. Onde é que é o centro da cidade? É aqui. Aqui? Mas isto está tudo desorganizado, desgarrado, isto não é o centro de uma cidade. Um prédio enorme, e logo a a seguir não sei quantos blocos de retails parcks, mais um prédio gigantesco, agora uma zona de moradias baixas, etc, etc. Qual centro histórico qual quê!
  6. Trezentos mil quilómetros de autoestradas e viadutos giagantescos, tudo dentro do anel urbano, com seis pistas para cada lado ou mais. Rede de transportes públicos praticamente nula face à grande cidade que Houston é. (todas as minhas teorias que não precisaria de um carro e que poderia continuar a fazer a minha vidinha em estilo walkable vieram por água abaixo)
  7. Por aqui, num cruzamento, a prioridade é rotativa, não pertencendo sempre ao carro que se apresenta pela direita, Cada carro com a sua vez alternadamente.
  8. Carros com mudanças automáticas. Ok, é mais fácil, mas parece que perde a piada toda... 
  9. Engraçado encontrar pelo supermercado produtos com os escritos "European Style".
  10. A maior parte das embalagens são sempre enormes.
  11. As sanitas têm a água sempre muito cá em cima. Quando fazemos a necessidade fica uma verdadeira "piscina de porcaria"! Assim que puxamos o autoclismo acontece um verdadeiro efeito de sucção de toda aquela imensa piscina, para logo de seguida voltar a água voltar a encher quase até cá acima.
  12. Todos os electrodomésticos da nossa casa são em versão XXXL: Forno giagantesco, frigorífico giiigantesco, máquinas de lavar e secar a roupa quase estilo industrial, triturador de restos orgânico no lava-loiças,...
  13. Casas de banho do tamanho de autênticas casas inteiras e com closets gigantescos incorporados.
A lista de factos deste (amirável) mundo novo a aumentar, o jet leg das crianças finalmente a diminuir, as visitas a casas para descobrirmos a certa para nós a sucederem-se, os testes em escolas internacionais... assim vão os nossos dias por aqui, no estado da "lone star".

1 comentário:

Carla disse...

Os americanos são incapazes que ficarem no silêncio. Acho que que nascem com um chip de conversação incorporado para que não haja mais de 5segundos de silêncio, até no elevador.
Quando às unidades de medida é uma coisa incrível. Mas sei que mais um mês e estás uma especialista na coisa.
Transportes públicos ou andar a pé deve ser uma aventura. Graças ao Ricardinho vivi essa experiência só para mudar de hotel dentro da mesma cidade. Levámos mais de 4horas e carregados com malas. No final do dia estava capaz de os enganar.
Muitos beijinhos e saudades.

Recado do Diogo: o António tem de ligar no canal da Disney Júnior porque está a dar o Buzz. A Madalena ainda não enviou um desenho. Mãe podes escrever isso?