Desta Páscoa...

Foi uma Páscoa tranquila, com frio, pouco sol, mas com direito a uma super caça aos ovos em casa de amigos e ainda, tendo em conta que nesta terra não existem amêndoas da Páscoa (ou fui eu que não as vi???), com direito a um fofo folar.

O folar é um bolo que à partida cativa pouco: seco, em certos casos muito massudo, com demasiada erva doce e com um ovo no centro a enfeitar, são atributos que não o deixam tornar-se um bolo apetecível.
Porém, eu gosto muito de bolos secos e resolvi procurar uma receita de folar fofa, pouco massudo e sem erva doce. Assim, encontrei esta receita, um pouco diferente do habitual mas que nos brindou com um folar delicioso, perfeito para acompanhar com um bom chá numa tarde fria de domingo de Páscoa.



Receita

2 ovos
170 g de açúcar
50 g de manteiga
50 g de sumo de laranja
200 g de requeijão
30 g de fermento de padeiro fresco ou uma saqueta de fermipan
40 g de leite
600g de farinha tipo 65
1 gema de ovo para pincelar

Bater o açúcar, os ovos, a manteiga e o sumo de laranja até obter uma mistura cremosa.
Adicionar o leite, o requeijão e o fermento e misturar tudo muito bem.
Juntar a farinha e amassar.
Formar uma bola e colocar num tabuleiro polvilhado com farinha. Deixar duplicar de volume num local morno (cerca de 1:00 hora)
Voltar a amassar e formar uma bola (ou duas, como foi o meu caso em que fiz dois minis folares) deixando de lado duas pequenas tirinhas de massa para enfeitar. Deixar levedar mais 30 minutos.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 a 40 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário