Lenda da Princesa Gilda....



... ou Lenda das Amendoeiras em flor.
Desde pequena que conheço esta lenda, por razões óbvias, a minha mãe chama-se Gilda e achava engraçado contar-nos a história da princesa com o seu nome.
Desde que moramos nesta casa, no Inverno, lembro-me muitas vezes desta lenda. As janelas dos quartos das nossa casa dão para um jardim interior onde estão plantadas três árvores. Assim, que começa o mês de Janeiro, faça temperaturas negativas ou não, as três árvores enchem-se de flores. É incrível como ficam líndissimas e como a natureza consegue estes milagres.
Não sei que árvores são, mas sei que, também as amendoeiras se enchem de flores nos meses de Inverno e é por essa razão que me lembro da princesa Gilda, do grande mouro e das terras de Al-Gharb.
A lenda, é mais ou menos assim...



Tudo se passou muito antes de Portugal ter a sua independência, quando ainda era habitado e governado por mouros.
Um mouro, senhor das terras de Al-Gharb, numa das suas inúmeras batalhas, enamorou-se de uma princesa das terras do norte e trouxe-a consigo para o seu reino.
A princesa era feliz mas a certa altura começou a ficar doente e ninguém sabia o que tinha.
O mouro que a amava fervorosamente andava tremendamente preocupado e chamava a sua casa os maiores sábios com esperança que o pudessem ajudar, mas em vão.
Até que um dia, apareceu por ali, um velho vindo de terras do norte.
O velho viu a princesa e exclamou para o grande mouro:
"- A princesa morre de saudade. Morre de saudade do seu país, do frio de inverno, das paisagens que se enchem de paz cobertas pela neve."
O mouro ouvindo o motivo de tristeza da sua amada, mandou plantar por todas as terras de Al-Gharb  amendoeiras. Quando chegou o Inverno todas as amendoeiras floriram e cobriram de um manto de branco toda a paisagem.
A princesa olhou pela janela do seu quarto e emocionou-se com tanta alegria que sentia. A paisagem deslumbrante das amendoeiras em flor, voltaram a encher o seu mundo de branco e acalmaram o seu coração.
É por isso, que ainda hoje, as amendoeiras enchem o Algarve de branco nos meses de Inverno.


Sem comentários:

Enviar um comentário