Caso de Amor #4

Já aqui disse algumas vezes como é verdadeiramente encantador ver o António e a Madalena a tratarem, a cuidarem e a brincarem com a sua irmã Maria. É fantástico observar este grande amor a crescer entre eles os três. Cada um deles tem a sua maneira muito especial e diferente de partilhar a sua vida e o seu amor com a sua irmã Maria.
Penso que estes dois pequenos filmes espelham bem como funciona este trio...





Muitas pessoas perguntam-me como é que a Madalena e o António receberam a Maria, como é o relacionamento entre eles e se não existem ciúmes.
Nunca entre nenhum dos meus pequenos houve ciúmes. Sinceramente.
Nunca fizemos nada de especial e às vezes penso até que é tudo assim natural mas depois ponho-me a pensar na nossa vida e o facto é que eles nunca foram separados em nenhuma questão das suas vidas.
Eles nunca foram privados da presença uns dos outros por motivo algum. 
Nunca lhes foi negado desde a mais matura idade que pegassem nos irmãos mais pequenos, para eles sentirem bem que aquele ser também lhes pertencia um bocadinho. 
Nunca foi feita qualquer distinção entre qualquer um deles em qualquer fase das suas vidas.
Sempre fizemos tudo em conjunto e fomos a todos os lados juntos.
Estou completamente em desacordo com a teoria de algumas mamãs de :"Ah,  agora já estive tanto tempo com o bebé que tenho que dar só atenção a este ou ao outro." 
Dedicar-se em exclusivo a um filho individualmente, deixando os outros num ambiente diferente, só para o compensar de algo, penso que não é correcto e causa desíquilibrios.
Compete aos pais avaliar e tomar as decisões do que pode ou não ser feito em família para não haver exclusões.

É claro que esta ideia não é levada até ao exagero. Cada criança tem as suas aptidões e actividades particulares, existindo momentos obviamente em que por este ou aquele motivo os irmãos não estão todos juntos, mas, na generalidade o lema é "Um por todos, todos por um"... e penso que isso, sem dúvida, faz com que todos eles tenham o seu espaço e lugar bem definidos nesta família, não precisando de conquistar nada mais a este ou ao outro.



1 comentário:

Unknown disse...

É mesmo um trio do melhor. Muito giros estes filmes.

Beijinhos

Célia