Dia de Escola Aberta

Hoje foi dia de escola aberta para os papás na escola da Madalena. 

O ano lectivo passado, já tinha explicado esta iniciativa, que acontece uma vez por mês e que consiste na visita dos papás à sala de aula, com os seus pequenos, logo no inicio do dia, às 8:30 horas e ali permanecer durante mais ou menos uma hora, uma hora e meia, o tempo suficiente para descobrirem juntamente com o seu filho, todas as actividades, individuais ou colectivas, que ele realizou durante um mês.

Todos os meses existe na turma um tema diferente a desenvolver e todas as actividades que eles vão fazendo ao longo de cada mês estão sempre relacionadas com esse tema. Em Setembro o tema abrangeu a apresentação geral da classe, a classe dos ratinhos, e de todas as regras de bom funcionamento da sala, bem como a organização da escala de tarefas de cada menino dentro da sala. Outubro foi mês da chegada do Outono e do Halloween e Novembro foi o mês do Circo. 

Hoje, durante o tempo que estive na sala, vi todos os trabalhos individuais da Madalena arquivados no seu dossier: trabalhos de grafismo, construção de puzzles, já alguns trabalhos de cálculo numérico (associação de quantidade ao número), trabalhos de pintura... enfim uma série de actividades, com uns objectivos já muito precisos e dentro de um plano já muito pensado. Vi ainda os trabalhos em exposição pela sala alusivos ao tema do circo e também brinquei um pouco com os pequenos, para conhecê-los melhor e assim poder saber de quem é que a Madalena está a falar quando conta o seu dia-a-dia. 

No final, falei com a Madame Murielle (parece-me sempre, não sei porquê, que este nome foi tirado do filme da "Pequena Sereia". Será somente porque rima com Ariel?), a professora da Madalena (que aqui por estas bandas se chama de "institutrice") e saí de lá feliz que nem uma andorinha. Eu sei a filha que tenho e sei muito bem de tudo o que ela é capaz (e também do que não é), mas ver os trabalhos dela todos executados com uma perfeição e concentração impressionantes e ouvir a professora falar dela e tecer-lhe os mais rasgados elogios, confesso que é de uma pessoa babar e ficar a rir por dentro e por fora o resto do dia.


A Madalena, com a Amália e o Noa (quando soube que ela tinha uma amiga chamada Amália pensei logo que só podia ser Portuguesa ou pelo menos descendente de portugueses, mas não, é Romena. Ultimamente tenho-me apercebido que a nossa cultura tem algumas semelhanças com a dos Romenos.)
























Alguns dos trabalhos da Madalena em exposição na sala


Sem comentários: