Mini-Europa

No fim-de-semana resolvemos ir à exposição da Mini-Europa. Esta exposição localiza-se na zona norte de Bruxelas, mesmo junto ao Atomium e eu sempre pensei que tínhamos que lá ir com os pequenos porque imaginava aquilo tudo ao estilo do "Portugal dos Pequeninos", em Coimbra, mas na versão Europa, com todos os monumentos, edifícios, ou estátuas mais emblemáticos de cada país europeu. De início fomos muito bem recebidos pelo grande e sonoro bom dia (em português) da mascote da exposição e também ficámos contentes por existir guia da exposição em português (coisa que vai sendo raro encontrar) mas depois a exposição propriamente dita foi um verdadeiro fiasco. Pode ter réplicas todas muito "jolies" dos monumentos de cada cidade europeia, mas somente para ver ao longe e não tocar nem com um dedo, que diga-se de passagem não tem assim piadinha nenhuma para um público infantil. Ainda existiam algumas miniaturas que possuíam umas pequenas "geringonças" mecânicas que animavam um pouco os pequenos, como a praça de touros de Espanha que se carregava num botão e o público gritava "olé!" e o touro fazia investidas ou em Itália, onde a réplica do vulcão Vesúvio possuía uma pequena plataforma onde se podia sentir o pavimento tremer, como se de um tremor de terra se tratasse, mas nada de muito mais engenhoso ou original que isto. Parece que os bruxelenses andam a pensar no final deste ano arrecadar esta exposição na gaveta, que é como quem diz, acabar com ela, e quanto a mim acho que fazem muito bem.


A nossa pequena junto a uma das réplicas do nosso país. As outras eram a ribeira do Porto, uma aldeola no Algarve e o Castelo de Guimarães.

O nosso tufãozinho a carregar pela milionésima vez no botão que fazia o público gritar "Olé!" e o touro fazer investidas



Sem comentários: