"Ora dá cá um, e a seguir dá outro..."


Cada país tem a suas tradições relativamente aos beijinhos. Número de beijinhos, forma de dar beijinhos a quem se dá os beijinhos... Por Portugal o mais comum são dois beijinhos entre senhoras, ou entre pessoas do sexo oposto, mas não entre homens, para eles vale apenas o "aperto de mão", ou, reservado apenas para os amigos mais chegados, um abraço. Em ambientes portugueses mais selectos e marialvas o que impera é apenas um beijinho.
Aqui pela Bélgica, vale apenas um beijinho. Seja em ambientes selectos ou não selectos, para senhoras ou senhores, tudo se cumprimenta com um beijinho. Para quem está habituada à nossa sociedade latina, em que os homens são sempre vistos como uns "durões", é giro observar por aqui, homens feitos, cheios de doçuras com os seus amigos ou conhecidos.
A cultura dos beijinhos deve ter muito que se lhe diga, porque em França o normal são três beijinhos, na Rússia os homens beijam-se na boca em sinal de agradecimento e por exemplo, em casa do Jafar, quando nos despedimos da sua mulher e dos seus filhos, mas só na despedida, tivemos direito a cinco beijinhos...

Sem comentários: