Coração de Mãe


Em Setembro, antes de partir para Bruxelas e em conversa com a minha colega Cristina acerca da aventura em que nos íamos enfiar, ela disse-me de uma forma muito sentida e emocionada: " Aproveita bem os teus filhos nos momentos que aí vêm." Há momentos casuais do nosso dia a dia que ficam gravados na nossa memória para sempre e não sei porquê, este foi um deles.
Os primeiros meses aqui, foram muito cheios para mim. As pessoas perguntam-me se me custou? Em alguns pontos, obviamente que não é fácil estar longe. Mas nestes meses eu tive a oportunidade de dar tudo de mim aos meus pequenos, e senti-los tão meus. Uma mãe dá sempre tudo de si aos seus filhos, mas quando tem trabalho, casa p´ra tratar e todas as outras coisas que se enfiam pelo meio de uma vida familiar, a nossa disponibilidade não pode ser a mesma, mesmo que queiramos muito.
Por isso os meses que passaram foram muito cheios para mim. Pude demorar-me sem pressas com os meus pequenos em tudo, acordar, brincar, comer, tomar banho... mimar, mimar, mimar.
Agora é a tal 2.ª fase... Já não os tenho a toda a hora. Eles iniciam-se na sua vida escolar e entrosam-se mais na sociedade. A vida de um ser humano é uma escadaria cheia de etapas e fases diferentes e também é bom poder estar ainda tão disponível para eles nesta nova fase das suas vidas.
Como a minha mãe sempre me disse em diversas alturas da minha vida : "Os filhos não são nossos, são do mundo."

1 comentário:

aloureiro disse...

Aproveita sim, ao máximo os teus meninos, pois o que disse a tua mãe é bem verdade. Um dia eles têm que seguir o caminho deles e tu vais sentir falta desses momentos, mas que ficarão para sempre guardados na tua memória e coração, tal como ficará no deles.