Antuérpia


Desde que cá estamos a viver, já fomos três vezes a Antuérpia e cada vez que lá voltamos confirmamos que é de facto uma cidade esplendorosa, como é Lisboa, ou Barcelona ... e como não é Bruxelas.
Antuérpia é uma cidade rica e cosmopolita e isso vê-se e respira-se em cada rua que passamos. É uma cidade limpa, civilizada, moderna. Sabe bem passear nas suas ruas, tanto no centro histórico como na zona mais recente da cidade. Todo este sentimento que a cidade transmite, não é fictício, está intrinsecamente ligado a toda a sua história.
C. Comercial numa das principais ruas de comércio de Antuérpia
Antuérpia é de facto uma cidade muito rica. É considerada o centro mundial dos diamantes, por nela serem comercializados 80% dos diamantes brutos e 50% dos diamantes lapidados do mundo. Tem um dos maiores portos do mundo, situado nas margens do rio Escalda. Logo desde o séc. XV que este porto assumiu especial relevância no comércio internacional, com a fundação pioneira da primeira "bolsa". Foi devido a estas evoluídas condições que os Portugueses, quando descobriram a Índia, decidiram instalar no porto de Antuérpia uma feitoria, para administrar o comércio e a distribuição dos produtos provenientes do Oriente.
A prosperidade desta cidade prosseguiu com o acolhimento de inúmeros judeus, quando estes foram expulsos de Portugal pela Inquisição. Esta comunidade de exímios mercadores e artesãos enriqueceu ainda mais o negócio da indústria dos diamantes e consequentemente a própria cidade. Ainda hoje, a comunidade de judeus em Antuérpia é significativa e em algumas sinagogas o dinheiro ainda é contado em português!

Fotografias tiradas "à socapa" enquanto circulávamos de carro

Por isso, vai na volta, vamos à Antuérpia. Ah! Antuérpia também tem Disney Store e isso é motivo mais que suficiente para irmos lá todos os dias, por vontade aqui dos pequenos reizinhos...








1 comentário:

aloureiro disse...

Obrigada pela lição de história. Não fazia a mínima ideia. Gostei muito de saber um pouco sobre a Antuérpia.
Jocas