O frio e as casas de Bruxelas

Por aqui o frio continua... Durante o dia temperaturas de cerca de 9º/10ºC e durante a noite temperaturas de 4/5ºC... Mas o frio só se sente na rua e não nas casas.
Está um frio de morte na rua, mas entramos em casa e é um conforto total, sem qualquer tipo de aquecimento até agora. Temos falado várias vezes do conforto térmico destas casas, porque a maioria tem janelas de grandes dimensões, por exemplo, a nossa sala tem um impressionante envidraçado de 7mx2m, não afectando este envidraçado o conforto térmico da casa. 
O sistema normal são grandes vãos de janela, para receber todo o sol possível, nada de sistemas de sombreamento, sistemas de ventilação integrados nas próprias caixilharias, que permitem ventilar as casas sem ter que abrir a janela propriamente dita e obviamente boas soluções de paredes exteriores.
Entretanto, aqui mesmo ao lado, está uma casa em construção e temos vindo a reparar em alguns pormenores. Na fase em que se encontra, deu para dar uma espreitadela na solução de parede exterior adoptada. Tijolos maciços e 10 cm de isolamento... É claro que pensar em soluções que têm como objectivo proteger apenas do frio e não do sol escaldante (que não existe por aqui) pode tornar-se numa tarefa mais fácil...



1 comentário:

Anónimo disse...

caramela
o bichinho faz parte do teu ADN

bjs
isabel rodrigues