São onze da noite e eu estou a encher banheiras com água


Hoje quando cheguei à escola dos pequenos para os ir buscar avisaram-me para amanhã não levá-los à escola sem antecipadamente ver as notícias. Perguntei porquê e explicaram-me que se aproximava da costa do Texas uma tempestade tropical que poderia ou não vir a tornar-se num furacão...
Cheguei a casa e fui ver as notícias.
Numa parte da ilha de Galveston tinha sido aconselhada a evacuação e nas restantes áreas estava tudo em alerta máximo e a tomar todas as providências de segurança.
Por todos os sites de notícias estavam a ser divulgados guias de como precaver-se de um furacão e como estar bem preparado para o antes, o durante e o depois.

Nós já tínhamos falado em organizar um kit de emergência e segurança aqui para casa quando foram as primeiras grandes chuvadas e inundações de Maio, mas o facto é que esse kit ainda não existe na nossa casa...

Como já chovia consideravelmente quando me apercebi de tudo, pensei que seria melhor já não sair de casa e preparar-me o melhor que pudesse com o que tivesse. 
Entretanto, para além de todos os guias que fui lendo, recebemos também um e-mail do nosso condomínio com um guia de segurança.

Em caso de furacão, é necessário precaver-nos com água potável, pilhas suficientes para lanternas e rádio, já que a distribuição de água e electricidade são obviamente interrompidas e víveres para pelo menos 24 horas.
Ok. Lanterna tenho uma de brincar dos pequenos e garrafas de águas tenho umas cinco ou seis.... 
Para quem não está preparado com água potável suficiente, eles aconselham a encher todos os recipientes disponíveis, incluindo as banheiras e é isso que estou a fazer neste momento.
Como enlatados também não tenho muitos fiz um grande pedaço de lombo e uma grande panela de sopa, esperando que em caso de desgraça maior possa permanecer em casa, porque caso contrário obviamente que não vou sair para a rua com um grande tupperware de sopa e outro de lombo.
Já recolhi todos os objectos da varanda.
Tenho uma mochila com todos os documentos principais, telemóveis carregados, impermeáveis, comida e números importantes escritos num papel.
O sono é que é pouco.
Espero sinceramente que não passe de uma tempestade tropical "apenas" com umas chuvadas torrenciais. 

Estava uma pessoa tão bem a tiritar o dente no norte da Europa e mandam-nos para um sítio cheio de calor mas com um clima tropical meio chanfrado... 
Já dizia o Variações "Porque eu só estou bem, onde não estou..."

1 comentário:

  1. RITA!

    Quem diria que um dia irias estar nesses preparos.. Supermãmã a preparar a casa para uma enorme intempérie!! (Sim, digamos que cá em Portugal temos muito pouco dessas coisas..mas também estamos pouco preparados para o que quer que fuja ao clima habitual...)

    Vai correr tudo bem !

    Beijinhos para os 4 (já que a 5a peça do teu puzzle está do outro lado do Atlântico!

    ResponderEliminar